Retenção hídrica pode ser um quadro de alguma doença grave como doença renal ou alterações endócrinas. Não se deve confundir sobrepeso e obesidade com retenção hídrica, embora ambos possam piorar a circulação linfática causando retenção hídrica.

saúde-da-mulher-tratando-retenção-hídrica

A mulher pode ter retenção hídrica fisiológica, normal, esperada, no período pré-menstrual ou na gestação justamente por alterações hormonais. Chás diuréticos podem ajudar, mas não fazem milagre, são contraindicados para gestantes e em excesso podem ser hepatotoxicos.

saúde-da-mulher-retenção-hídrica-na-gravidez

É comum o peso aumentar quando a pessoa faz musculação (isso ocorre pela substituição de gordura por massa magra, mudando a composição corporal, mas o peso na balança não altera), especialmente porque causa uma leve retenção de água intramuscular.

Pessoas muito obesas podem ter linfedemas e quando emagrecem o peso baixa muito rápido pela perda de água desses linfedemas comitantemente a perda de gordura corporal. Por isso que obesos mórbidos perdem algo como 20kg em um mês. Isso não se aplica a pessoas com quadro de sobrepeso ou obesidade não mórbida.

saúde-da-mulher-retenção-de-líquido-hídrica
saúde-da-mulher-retenção-hídrica-e-obesidade

Se você está querendo emagrecer e o peso na balança não muda provavelmente a dieta não está correta. Tem que haver déficit calórico, ou seja, consumir menos calorias do que você está gastando mas lembrem que ficar sem comer não é a solução e gera outros problemas como por exemplo redução dos hormônios tireoidianos que regulam o metabolismo.

Na dúvida, consulte seu nutricionista!

Conheça a autora. Acesse 👇👇👇

Autora: Bárbara Carneiro Meirelles
Nutricionista – Pós graduanda em nutrição esportiva e funcional- Centro de Nutrição Funcional VP
Meus atendimentos são voltados para as pessoas que buscam através da atividade física e da alimentação uma melhor qualidade de vida e melhora na composição corporal.