Entenda seu corpo e entenderá seu treino.

Homens e mulheres, em qualquer lugar por onde vocês olhem existem revistas, jornais ou uma pessoa nas redes sociais falando que existe um MILAGRE para PERDER PESO ou DESENVOLVER SUA MUSCULATURA. Mas, se você ou se seus amigos realmente seguirem ou realizarem estes treinos e dietas milagrosas, vocês CONQUISTAM os mesmos resultados?

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Se a resposta for sim, PARABÉNS esta é a sua vida de sorte, mas se a resposta for não, bem-vindo ao time de nós seres-humanos mortais.

Quando você decide fazer um programa de treino que irá ajudar a alcançar seus objetivos, este programa e sua dieta precisa ser adaptado ao seu biótipo, ao seu corpo.

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Entendendo as diferenças entre os biótipos

O corpo humano é categorizado em três categorias, chamados de somatótipos. Dependendo da categoria onde você se enquadra, é que deve ser planejado seu treino de exercícios físicos e sua dieta alimentar. É esta personalização do trabalho dos profissionais da área fitness que fará com que seus objetivos sejam alcançados.

ECTOMORFO

Você tem um corpo magro, pequeno, com ombros e quadris estreitos e não ganha peso (magro ou gordo) com facilidade?
Se você se descreve assim, provavelmente você tem se encontra na categoria do biótipo ECTOMORFO e precisa estar sempre atento aos os seguintes pontos.
✅ Você tem um METABOLISMO RÁPIDO;
✅ Seu perfil hormonal não ajuda você a ganhar MÚSCULOS ou TAMANHO. Um dos motivos é seu baixo nível de testosterona;
✅ Seu treino tem que ser estruturado em EXERCÍCIOS CONJUGADOS usando grande grupos musculares. Isto, estimulará a produção de testosterona, suprindo sua deficiência.
✅ Faça treinos com curtos períodos de tempo, mas, PESADO (exercícios com menos repetições e com cargas altas de peso.)
COMA MUITO. Seu grande desafio é não perder massa muscular ou tamanho, então você precisa COMER FREQUENTEMENTE e muito mais carboidratos complexos como por exemplo, arroz integral, pão integral, lentilha, durante o dia.
Para quem já tem uma rotina de praticar atividades físicas, o treino pesado é o caminho correto. Caso você seja um iniciante ou mesmo ainda esteja na fase do sedentarismo e vai se motivar a começar a praticar exercícios após ler este artigo, NÃO caia nesta do SE JOGA! Procure um profissional da área e monte sua nova rotina com muita cautela. Seu corpo deve se adaptar ao treino com sobrecarga. Assim, após esta etapa você estará pronto para iniciar um treino pesado sem medo de ser feliz.

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ENDOMORFO

Você tem ombros largos, com baixa estatura e socado, muito forte mas os músculos não são rígidos e ganha gordura rapidamente?
Se esse é você provavelmente você é um ENDOMORFO.
✅ Você tem uma BAIXA TAXA METABÓLICA;
✅ Você ganha músculos rapidamente, mas também ACUMULA GORDURA rapidamente;
✅ Seu treino deve ser INTENSO, com curto intervalos de recuperação – não mais de 45 segundos;
✅ Seu treino de sobrecarga deve ser pesado, mas o objetivo deve ser conseguir fazer muitas repetições com um BEM PESADO (TREINOS DE ALTA INTENSIDADE) para abaixar os níveis de glicogênio. Esta forma de praticar exercícios físicos, auxilia seu corpo a mobilizar e queimar a gordura a GORDURA armazenada, durante e após a sessão de treino;
✅ Devido ao seu metabolismo funcionar de forma mais lenta, é preciso cuidar bem da sua alimentação. O auxílio de um profissional da nutrição é muito bem-vindo no seu caso. Você precisa e pode comer de forma saudável e ser feliz.
Se seu objetivo é EMAGRECER diminua a ingestão de CARBOIDRATOS mas aumente a ingestão de fibras e ômega-3. Use seu corpo a seu favor! Você já tem MASSA MUSCULAR para transformar seu corpo em um MARAVILHOSO SHAPE – SÓ SE MANTENHA NA LINHA.

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MESOMORFO

Seu corpo é retangular, com músculos aparentes. Tem uma aparência atlética. Consegue ganhar músculos e perder gordura com facilidade. Você é a Giselle Bündchen ou o Bradley Cooper!! Não! Provavelmente você é um mesomorfo.
O nome pode não parecer tão charmoso ou atraente, mas você está entre 1-2% da população categorizada como verdadeiros MESOFORMOS. Então, você pode se ORGULHAR.
Sua prática de exercícios físicos e sua alimentação podem ser mais flexíveis, mas isso não é motivo para descuidos. Quando o assunto é saúde e qualidade de vida, não se brinca.
Vamos às informações e dicas para você, mesomorfo:
✅ Você possui ótimo metabolismo, com altos níveis de testosterona e hormônio do crescimento;
Seus treinos devem ser de sobrecarga usando exercícios compostos com moderada intensidade e repetições entre 6 e 12;
✅ Mantenha o objetivo em GANHAR MÚSCULOS e utilize de um bom modelo de periodização do seu treino;
✅ Faça moderados treinos cardiovasculares (CORRIDAS, SPINNING DYNAMIC) Alimente-se saudavelmente, evitando fast-food e alimentos processados, só isto já ajudará em muito o alcance dos seus resultados.
O fato de seu organismo ter uma excelente forma de funcionamento, não significa que você não ENGORDA ou mesmo que você pode ficar deitado eternamente em berço esplêndido, significa que você deve aproveitar ao máximo a genética que herdou!

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Agora, todos juntos!

PONTOS A SEREM CONSIDERADOS
Se você está com sobrepeso, pensar sobre o seu real padrão genético pode ser meio difícil, então pense quando era criança ou adolescente, isto poderá ajudar você a entender seu perfil genético

Dentre os três biótipos, você pode ter identificados um mix entre eles, por exemplo Ectomorfo/Mesomorfo ou Endomorfo/Mesomorfo. Neste momento não tenha dúvida escolha o treino e a dieta que atenda a maioria das características que você acumula.

Você tem hábitos de treino e alimentares adquiridos durante vários anos, isto irá influenciar seus resultados também, por isso é importante ser consistente e ir realizando pequenas mudanças, sempre com foco no objetivo final, não tente mudanças drásticas isto com certeza terá péssimos resultados.

Se está com sobrepeso e com altíssimo percentual de gordura, de prioridade a perda de peso primeiro. Comece com pequenas reduções calóricas e dedique-se aos treinos, durma bem e focado. Após esta fase comece a se preocupar com o que realmente interessa.