Nadar no inverno também faz bem.

Entramos no período em que as temperaturas caem e, por isso, muitas pessoas acreditam que, nesse período do ano, atividades físicas como a natação devem ser interrompidas. VAMOS ENTENDER PORQUE É UM ERRO PARAR DE NADAR NO INVERNO.

A ciência e a prática mostram que isso não condiz com a verdade, vejam um resumo de benefícios e atitudes adequadas, referendadas por médicos, para aproveitar os benefícios da prática da natação no inverno.

banner-campanha-inati-brasil-nadar-no-inverno

Benefícios da natação durante o inverno

  • Fortalece a musculatura cardíaca e do tórax.

  • Aumenta a capacidade respiratória.

  • Melhora o apetite.

  • Contribui para queimar calorias.

  • Reforça a imunidade contra doenças respiratórias.

  • Aumenta a resistência às alergias.

  • Não interrompe o trabalho psicomotor e de conscientização da prevenção do afogamento.

Cuidados básicos para praticar natação durante o inverno

  • Use o roupão e chinelos ao sair da piscina e para ir aos vestiários.

  • Tome banho morno para evitar a mudança brusca de temperatura corporal e ressecamento da pele.

  • Seque bem a cabeça, os ouvidos e os pés.

  • Use agasalho com capuz para sair ao ar livre.

Com o suporte de 4 médicos, o INATI desenvolveu esse vídeo mostrando um resumo dos benefícios da natação e dos cuidados para nadar no inverno.

MELHORA AS FUNÇÕES CARDIORRESPIRATÓRIAS

A prática de natação, sabidamente, desenvolve consideravelmente as funções cardiorrespiratórias, pela troca de gases intensa, os momentos de apneia e o controle da respiração. No inverno, isso acaba sendo ainda mais vantajoso, já que a regulagem do sistema cardiovascular é essencial para o bom funcionamento do corpo humano. Isso sem contar, ainda, que a musculatura cardiopulmonar fica ainda mais fortalecida.

AUMENTA A IMUNIDADE E DIMINUI AS CRISES ALÉRGICAS

O inverno, além de trazer temperaturas mais baixas, diminui a umidade relativa do ar. Dessa maneira, ele fica mais seco, facilitando o aparecimento de doenças respiratórias e alergias. A natação, por estimular o sistema respiratório e o metabolismo, ajuda no aumento da imunidade e, consequentemente, no combate a esses problemas que podem surgir em crianças e adultos.

AUXILIA NO CONTROLE DE PESO

No inverno, naturalmente, as pessoas acabam comendo mais. Por alguns motivos. Primeiramente, para se sentirem mais confortáveis e, em alguns casos, até mesmo aquecidas. Depois, porque como as temperaturas externas estão mais baixas, o corpo gasta mais energia para se manter aquecido. Dessa maneira, “exige” mais combustível, que você repõe com os alimentos. Então, a natação no inverno ajuda no controle do peso, já que é preciso gastar mais calorias para que esse excesso de “energia” não se transforme única e simplesmente em estoques de gordura.

AUMENTO DA TAXA METABÓLICA

Lembra-se da história de que o corpo precisa queimar mais energia para se manter aquecido? Pois é, isso será feito com excelência se o metabolismo estiver trabalhando corretamente. A natação, por ser uma atividade aeróbica e de alta intensidade, ajuda no controle dessa taxa metabólica, já que o corpo, quando é submetido a esse estímulo, precisa se autorregular para ser capaz de suportá-lo. A natação no inverno potencializa todo esse processo.

COMBATE AO ESTRESSE E A ANSIEDADE

Esse benefício, claro, não é exclusivo da natação no inverno. No verão, no outono ou na primavera, acontece a mesma coisa quando se pratica esse esporte tão completo. Mas, mais uma vez, acaba sendo potencializado em uma época na qual, como se viu, as pessoas têm uma tendência a comer mais, por exemplo. Muitas vezes, isso também acontece devido à ansiedade e ao estresse, e a natação pode ajudar nesse controle.

MELHORA A QUALIDADE DO SONO

Quem não gosta de dormir um pouco mais no inverno, ficar quentinho na cama, enrolado em edredons? Não à toa, alguns animais de grande porte, como os ursos, escolhem justamente esse período do ano para a famosa hibernação. A natação tem a capacidade de ajudar no controle do sono, porque promove gasto de energia e controle das funções cerebrais. Se, no inverno, existe uma tendência a se dormir um pouco mais, mais uma vez, a potencialização desses momentos acaba sendo ainda mais relevante.

Cuidados para se praticar natação no inverno

  • Ao sair da piscina, coloque os chinelos no pé e vista o roupão ou use uma toalha como proteção.

  • Seque bem o corpo, principalmente, a cabeça, os ouvidos e os pés.

  • Tome banho morno (não muito quente) para ajudar no controle da temperatura corporal.

  • Use agasalho com capuz para sair ao ar livre.

O inverno chegou e seu lugar é na piscina. Natação no inverno é tão importante e prazeroso como em qualquer outra estação do ano.

Claro que, em dias mais frios, como dito, vale a pena ter um cuidado especial com os pequenos na transição entre vestiário e piscina. Mas, em um ambiente com as piscinas aquecidas e cobertas como nas unidades da Companhia do Nado, os problemas são minimizados.

Com a estrutura física adequada e profissionais preparados, a Companhia do Nado está pronta para receber nossos peixinhos, até os tubarões.

#NadarNoInvernoFazBem

E agora é escolher a sua atividade física e cuidar bem da sua saúde.