Dia 31 de julho é comemorado o dia do orgasmo e especialistas explicam como os treinos frequentes podem melhorar o desempenho sexual e aumentar a libido.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde sexual é “um estado de bem-estar físico, emocional, mental e social em relação à sexualidade”.
O sexo e os orgasmos ainda são cercados de muitos tabus, mas a ciência já sabe que a prática garante relaxamento e diminui os níveis de estresse, ajudando na saúde e qualidade de vida. Afinal, algumas substâncias são liberadas durante o orgasmo, como a endorfina, hormônio que estimula a sensação de prazer, bem-estar, bom humor, motivação e felicidade.
Mas qual a relação entre orgasmos e exercícios físicos?
- Fazer exercícios físicos regularmente contribui para melhorar a saúde e o funcionamento do corpo de forma geral, permitindo uma maior disposição, fôlego e a liberação de endorfina, inclusive quando o assunto é o desejo sexual e os orgasmos.
- A atividade física melhora a circulação sanguínea, aumentando a irrigação dos órgãos sexuais, o que aumenta a lubrificação e o prazer vaginal e permite ereções mais potentes.
Exercício físico e libido
- Um estudo publicado no The Journal of Sexual Medicine mostrou que mulheres que praticam até seis horas de atividade física por semana apresentaram maiores níveis de desejo, excitação e lubrificação do que as sedentárias.
- Uma outra pesquisa, também publicada no The Journal of Sexual Medicine, mostrou que homens sedentários tiveram 50% mais chance de apresentar disfunção erétil do que aqueles que praticavam atividade física com regularidade.
A libido e o exercício físico acompanham um ao outro explica a psicóloga e sexóloga Eliany Mariussi. Sendo assim, o movimento e impulso frequentes, amplificados pela atividade física, fazem despertar o corpo e favorecem a produção natural de hormônios, como a testosterona, progesterona, estrógeno, entre outros. Com o corpo parado, calmo, sem exercícios, esses hormônios não possuem uma potência tão alta, porque é como se ele estivesse adormecido.
“A libido é maior que o desejo sexual, porque é a energia do indivíduo. Então, o exercício físico atua estimulando toda essa energia, pois o indivíduo está realinhando os hormônios de forma natural.”
O exercício físico, aliado à boa alimentação, consumo frequente de água e cuidado mental/psicológico, favorece uma vida sexual mais prazerosa, orgasmos mais intensos e uma qualidade de vida mais fluida.
– A atividade física aumenta a circulação sanguínea do corpo como um todo. O sangue nutre os órgãos, é um bálsamo, um elixir da vida, que passando com mais velocidade, nutre melhor cada órgão, inclusive os órgãos íntimos – ilustra.
Exercícios que ajudam na hora do sexo.
Qualquer atividade física frequente já proporciona benefícios. Mas alguns exercícios específicos trabalham a região pélvica e proporcionam mais força, resistência e flexibilidade nessa área. A seguir, o personal trainer Waldyr Maciel, personal trainer e gestor técnico da academia Les Cinq Gym, que preparou alguns exercícios que você pode adicionar à sua rotina e aumentar a força, resistência e flexibilidade no sexo. Confira.
Agachamento sumô
Como fazer?
- Afaste seus pés. A distância correta é ligeiramente maior do que a largura dos ombros;
- A ponta dos pés fica voltada para fora, em um ângulo de 45º;
- É hora de agachar! Inspire enquanto dobra os joelhos e afunde os quadris até que as coxas fiquem paralelas ao chão;
- Mantenha as costas bem retinhas e alinhadas. Certifique-se de empurrar os calcanhares em direção ao chão.
- Volte à posição inicial.
Observação: verifique se você pode ou não segurar um peso durante o exercício.
Elevação pélvica
Como fazer?
- Deitar no banco ou colchonete, de forma a deixar apoiadas apenas as costas e permitir liberdade de movimento do quadril;
- Os pés devem estar bem apoiados no solo e alinhados com o quadril e joelhos;
- Colocar o peso na altura da pelve;
- Flexionar o quadril de forma que este desça e o glúteo fique próximo ao solo;
- Estender o quadril até contrair ao máximo o glúteo;
- Realizar este movimento pelo número de repetições estipuladas previamente.
Adução de pernas ou tesoura deitada
Como fazer?
- Deite-se de costas no colchonete, coloque pernas esticadas em direção ao teto;
- Afaste as pernas no máximo de abertura possível;
- Retorne as pernas sem fechar por completo.
Observação: você pode ou não utilizar caneleiras neste exercício.
Cadeira adutora
Como fazer?
- Para iniciar o exercício, após configurar a carga indicada pelo instrutor, você deve se sentar na cadeira adutora. Colocar as pernas abertas e dobradas para fora do aparelho, em um ângulo de 90º. As almofadas da máquina devem ficar bem na altura dos joelhos. A partir daí, você já pode começar as movimentações.
- É importante que você separe as pernas o máximo possível enquanto empurra as faixas que estão do lado de fora das suas pernas. Em seguida, retorne lentamente à posição inicial até que as pernas se juntem novamente. É importante sempre ficar atento à postura durante todo o exercício.
Abdominal Prancha
Como fazer?
- Deite de barriga para baixo;
- Apoie os antebraços no chão;
- Preferencialmente, posicione a cabeça alinhada com olhar voltado para baixo. …
- Com o corpo alinhado, levante o quadril;
- Deixe a posição dos pés mais afastada, pois garante mais estabilidade, principalmente para iniciantes.Conforme a condição física for aumentando, aproxime as pernas e use apenas uma base de membros inferiores para dar um ’pump‘ na intensidade do exercício;
- Para finalizar, é necessário que o praticante faça uma contração com o abdômen,como se empurrasse o umbigo para dentro e para cima.
Transport ou Elíptico
Como fazer
- Suba no aparelho – Para isso, acomode os pés nos pedais e segure nas barras para ter mais apoio
- Ajuste a inclinação e a resistência – Nossos aparelhos já contam com um painel de controle que contém indicações para ajustar sua inclinação e a resistência.
- Comece a caminhar – Comece a se exercitar com movimentos lentos e aumente a velocidade devagar, mantendo um ritmo estável
- Alterne os movimentos – Por exemplo: você pode começar fazendo tiros de 2 minutos em posição ereta intercalados com tiros de 3 minutos com posição inclinada. Também é possível mudar a direção do movimento. Ao invés de caminhar para frente, você caminha no sentido contrário, por exemplo. Aliás, essa é uma ótima forma de trabalhar os glúteos!
- Mude sua rotina de exercícios diários – O elíptico é um aparelho que permite movimentos e treinos variados. Por isso, você pode trabalhar diferentes partes do corpo e tornar seu treino mais animado, eficiente e completo
Exercícios de Kegel
Existem algumas práticas alternativas e muito popularizadas que também auxiliam em um prazer sexual mais intenso. Uma delas é o pompoarismo. Popularizada a partir dos estudos do ginecologista americano Arnold Kegel (1894-1981) sobre o funcionamento do assoalho pélvico, essa técnica milenar criada na Índia e aperfeiçoada na Tailândia conquistou o Ocidente nos anos 1940. Ele desenvolveu uma série de exercícios para fortalecer a musculatura vaginal com o intuito de prevenir e até mesmo corrigir a flacidez local, garantindo mais prazer no sexo e menor risco de problemas como incontinência urinária.
Os exercícios de Kegel são indicados para tonificar e fortalecer o músculo pubococcígeo localizado no assoalho pélvico, que dá suporte para a bexiga, uretra, intestino, reto ou útero em mulheres, nas seguintes situações:
- Perda involuntária de urina ou incontinência urinária;
- Bexiga hiperativa;
- Incontinência fecal;
- Bexiga baixa ou cistocele em mulheres;
- Vaginismo, em mulheres;
- Ejaculação precoce ou disfunção erétil em homens;
Além disso, os exercícios de Kegel ajudam a melhorar o prazer no contato íntimo, pois aumentam a circulação sanguínea na região.
Bibliografias complementares:
Fontes:
Eliany Mariussi é psicóloga, sexóloga e mestra em promoção da saúde.
Palmério Júnior é educador físico, gerente administrativo da Companhia do Nado e consultor de academias.
Deixar um comentário