Como se tornar alguém que ama fazer exercício físico
Texto feito por Lydia Smith
Até um tempo atrás, eu era praticamente um fobia de fitness. Como alguém que estava um pouco acima do peso, fumava como uma chaminé e lutava contra a ansiedade, a academia parecia um lugar que simplesmente não era para mim. Correr era um não-não, considerando que eu mal podia correr para pegar um ônibus. Mas, eu me perguntava como se tornar alguém que ama o exercício físico.
Todos sabemos que o exercício é bom para nós, aumentando a autoestima, o humor e a energia, além de reduzir nossas chances de doenças cardíacas, câncer e depressão. No entanto, nem sempre é tão fácil quanto amarrar seus tênis e ir para a esteira. Se você está começando do zero, o exercício pode parecer intimidador.
Em 2015, vendo a alegria que o exercício trouxe à família e amigos, decidi que já era o suficiente e tentei minha primeira corrida.
Estimulado, comecei a me exercitar com um amigo que estava treinando para ser instrutor de fitness. Entrei em uma academia e comecei a tentar aulas diferentes, com amigos e colegas a tiracolo. Dois anos depois, cruzei a linha de chegada na Meia Maratona de Brighton, mancando, sangrando e xingando, mas tendo arrecadado centenas para o Women’s Aid. Eu até faço aulas de dança agora, nas quais sou péssima, mas adoro.
Houve altos e baixos – literalmente, quando caí na calçada e machuquei o joelho – mas os benefícios superam qualquer desafio. Perdi algum peso e, embora nunca tenha sido meu objetivo principal, isso aumentou minha confiança. Mais importante, eu me sinto muito mais no controle da minha ansiedade. Ainda está lá, mas em um dia ruim, saio para uma corrida rápida ou apenas uma caminhada, e a vida parece mais administrável.
Começar a se exercitar é uma questão de tentativa e erro. Não sou muito de esportes coletivos, como descobri, mas gosto de correr e de aulas. Encontrar algo de que goste é crucial, porque é mais provável que você desista se não estiver fazendo algo que goste. Musculação, natação, Pilates, dança…
“Encontrar o exercício certo para você é como namorar”, diz Lucy Arnold, personal trainer e proprietária da marca de roupas fitness Locket Loves. “Trata-se de sair por aí e experimentar coisas novas até encontrar o exercício dos seus sonhos. Acho que o objetivo geral para as pessoas que estão começando geralmente é correr e nadar, então seria um bom lugar para começar.
Deixar um comentário