Fáscia; um tecido vivo presente em todo o corpo.

Fáscia é um tecido biológico que mantém o nosso corpo unido e ao mesmo tempo separa as suas estruturas. Ela forma uma extraordinária rede de tecido conectivo fibroso de colágeno que transmite forças por todo o corpo. A Fáscia envolve tudo no corpo! Ossos, articulações, nervos, vasos, o cérebro e todos os órgãos.

O Sistema músculo esquelético sem a Fáscia não é nada! É preciso todo o equilíbrio da teia fascial para nos mantermos em pé contra a gravidade.

Movimentar o corpo apropriadamente é fundamental para manter essa rede equilibrada, fluida e hidratada, permitindo o fácil deslize entre os músculos, favorecendo a transmissão de forças e a liberdade dos movimentos.

A Fáscia é repleta de terminações nervosas, 12 vezes mais que os músculos, sendo o nosso maior órgão sensorial.

Portanto, é preciso cuidar não só de músculos, mas de todo o Sistema Neuromiofascial, uma vez que nervos, músculos e fáscia estão conectados e interagem entre si todo o tempo.

FATORES QUE PODEM CAUSAR DISFUNÇÃO NA FÁSCIA:

  • Falta de movimento

  • Maus hábitos posturais

  • Estresse

  • Problemas emocionais

  • Alimentação rica em gordura, açúcares e farináceos

Descubra a Fáscia com Cassia Frade

Um novo olhar, uma nova perspectiva holística, integral, profunda. Um novo paradigma de movimento que valoriza a inteligência do corpo. Um movimento saudável que cura, restaura, revigora. Temos o poder de construir nossa saúde e bem-estar. A chave está dentro de nós, mas é preciso olhar além do que é evidente. Aguçar a percepção. Mergulhar a mente no corpo.

Fáscia; um tecido vivo presente em todo o corpo. Permeando todas as nossas células por onde passa o fluxo da vida. Somos fluidos, somos água pura e cristalina. Um tecido que nos escuta, que responde e reage a tudo, formando nosso maior órgão sensorial. O tecido que nos molda, nos sustenta e nos integra. Uma fascinante teia fibrosa que informa e transmite movimento por todo o corpo. Nossa biointeligência, biotensegridade. O todo é maior do que a soma das partes.

Então deixe o corpo de levar. Simples assim. Respirar, relaxar, soltar e expandir. Permitindo ao corpo resgatar os seus espaços. Com espaço, a liberdade, a fluidez, a leveza e a facilidade do movimento. Menos tensão, mais equilíbrio. Menos esforço, mais prazer. Um corpo livre, leve e solto como a vida deve ser.

exercício-de-pilates-que-trabalha-a-fascia